O MÉTODO

O Pilates é uma técnica de reeducação do movimento que trabalha o corpo inteiro. Tem como ênfase o PowerHouse “casa de força”.  O método realiza o trabalho de força e flexibilidade através da qualidade dos movimentos. Os exercícios podem ser realizados no solo e em equipamentos, como o Cadillac, Reformer, Chair, High barrel, Spine corrector e com acessórios como Magic circle, bolas, faixas elásticas, pesos, plataforma de salto entre outros.
Vamos falar agora sobre os princípios básicos do Pilates.
Respiração: O indivíduo deve inspirar expandindo sua caixa torácica e quando expirar, enfatizar o fechamento da mesma.

Concentração:
Está diretamente ligado a atenção. A pessoa deve estar atenta, presente com a mente, para que os exercícios saem de maneira harmoniosa, precisa e efetiva.

Controle:
É a junção da concentração com o alinhamento postural. É realizar os movimentos com consciência, evitando compensações musculares.

Fluidez:
A fluidez garante os movimentos harmoniosos seguidos da respiração. E também auxilia no relaxamento.

Precisão:
É a união de corpo e mente. Movimentos precisos e controlados.

Powerhouse:
Na execução dos movimentos é necessário estar com o centro de força acionado e estável. Esses músculos dividem-se em estabilizadores e mobilizadores do tronco. Ente eles temos os Multifídios, Reto abdominal, Oblíquos, Transverso abdominal, Diafragma e os músculos que formam o assoalho pélvico.

HISTÓRICO DO MÉTODO PILATES

O criador do método Pilates chamava-se Joseph H. Pilates, nascido próximo a cidade de Dusseldorf, Alemanha em 1880. Joseph H. Pilates, em sua infância, sofria de asma. Determinado a melhorar seu condicionamento físico, trabalhou incessantemente até virar modelo de quadros anatômicos em sua adolescência. Nesse período foi ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista circense. Em meados de 1912, mudou-se para Inglaterra onde viria a ser boxeador profissional e instrutor de auto defesa da Scotland Yard. Passado alguns anos, com o início da Primeira Guerra Mundial, se viu aprisionado em uma ilha britânica, devido a sua origem alemã. Neste período iniciou seu trabalho de enfermeiro, devido ao seu grande conhecimento do corpo humano. Com suas experiências e estudos, formulou um novo método de trabalho físico ligado ao controle mental para reabilitação da saúde das pessoas. Desenvolveu exercícios adaptados aos doentes e mutilados de guerra, inspirado nas camas de hospitais da época, juntamente com a introdução de molas com resistência ao movimento, que mais tarde tornaram-se os parelhos terapêuticos, usados em seu estúdio. Ao final da guerra, voltou a Alemanha e trabalhou com Rudolph Von Laban, pioneiro em técnicas do movimento, ao mesmo tempo em que treinava as forças alemãs. Em 1926 transferiu-se para NY, local em que montou seu primeiro estúdio e alcançou o sucesso, principalmente com bailarinos. Porém, em 1967 ocorreu um grande incêndio em seu estúdio.  Joseph Pilates na tentativa de salvá-lo acabou inalando grande quantidade de gases tóxicos e veio a falecer.

BENEFÍCIOS

O método tem como objetivo alongar e tonificar a musculatura, realizar a correção postural, trazer consciência corporal, diminuição do stress, o fortalecimento da musculatura superficial e profunda de abdome, melhora da coordenação motora e restauração do equilíbrio, melhora da mobilidade e elevação da auto-estima.
O emagrecimento pode ocorrer quando a conduta de tratamento for traçada para esse objetivo e frequência das aulas/sessões for igual ou superior a três vezes semanais, acompanhada de uma dieta equilibrada.
Alguns, dentre muitos benefícios específicos:
Na terceira idade: Sabemos que ao passar dos anos o indivíduo sofre um processo de perda muscular, principalmente após os 60 anos. Estudos mostram, que o trabalho resistido não precisa ser intenso, mas deve-se manter a mesma frequência e qualidade das sessões. Conseguimos realizar esse trabalho através das molas nos equipamentos.

Na gestação:
 Na gestação há diversas alterações hormonais e posturais. O centro de gravidade se altera e aparecem as dores lombares. E por esse motivo o Pilates atuará no fortalecimento muscular e estabilizará as articulações. Além, de contribuir para prevenção e melhora na diástase abdominal (parede muscular abdominal que se divide ao meio e se afasta). Muito comum no pós parto, contribuindo para dor lombar. Com o método também poderemos fortalecer a musculatura do assoalho pélvico/períneo.   Conjunto de músculos importantes para um parto normal e prevenção da incontinência comum no terceiro trimestre da gestação.

Na prática esportiva:
O Pilates  atuará potencializando o desempenho esportivo para prevenção de futuras lesões, além de ajudar no melhor controle biomecânico dos movimentos (gesto esportivo), na melhora postural, levando a economia energética durante a atividade esportiva.
Rua Paschoal Moreira, 122 | sala 1 - Mooca - São Paulo - SP
Fone: 11 4112 7499